segunda-feira, dezembro 07, 2009

EVO MORALES REELEITO NA BOCA DE URNA

Pesquisas boca de urna divulgadas pouco antes das 18h locais (20h de Brasília), deste domingo (6), apontam a vitória do presidente Evo Morales no primeiro turno com ao menos 61% dos votos, diz a imprensa local. A oposição de Manfred Reyes Villa aparece com 24%, já a de Samuel Doria Medina teve, pelo menos, 7%. A reeleição de Morales já no primeiro turno era prevista pelas pesquisas eleitorais antes mesmo da ida às urnas, mas o resultado oficial deve sair apenas em dois dias.

De acordo com a pesquisa divulgada pela Red Uno, Evo Morales teria assegurado 25 senadores, contra 10 do principal oposicionista, Manfred Reyes Villa, e 1 de Samuel Doria Medina.


A votação das eleições gerais da Bolívia foi encerrada às 16h locais (18h, no horário de Brasília) neste domingo (6), oito horas após a abertura das urnas, de acordo com o horário estabelecido pela Corte nacional Eleitoral. No entanto, cada colégio eleitoral fechou as portas conforme o horário que abriu as urnas - locais com atraso tiveram de encerrar a votação após o horário estipulado.

Em La Paz, centenas de seguidores do presidente tomaram as ruas aos gritos de "Evo, Evo, Evo" antes mesmo da divulgação das projeções dos meios de comunicação, que geralmente acertaram os resultados de eleições passadas.
Não houve qualquer reação imediata do líder indígena e ex-cocaleiro nem de seu principal adversário, o ex-militar Manfred Reyes Villa, que vinha demonstrando confiança em conseguir ao menos o direito de enfrentar Morales num segundo turno.




0 comentários: