terça-feira, março 16, 2010

ELE/ELA É A 1ª PESSOA SEM SEXO DO MUNDO

Norrie nasceu na Escócia e da sua certidão de nascimento consta “sexo masculino”. Aos 48 anos, Norrie conseguiu um feito que seria inédito no planeta: é a primeira pessoa reconhecida oficialmente “sem sexo”, em Sydney (Austrália).
Aos 23 anos, Norrie começou a fazer tratamento com hormônios e fez uma cirurgia de "mudança de sexo". Na Austrália, conseguiu mudar a identidade: “sexo feminino”, tendo o pênis remodelado em uma vagina.
Só que o tratamento e a cirurgia não surtiram o efeito que Norrie esperava e ele/ela interrompeu o processo de transformação. Então passou a se dizer de “sexo neutro” e a se chamar "norrie mAy-Welby", um trocadilho, traduzido como "pode ser".
Norrie então voltou à justiça para brigar pelo “não-sexo”. E conseguiu ter no seu documento de identificação “sexo não identificado”. Em janeiro deste ano, médicos australianos declararam que não conseguiram determinar o sexo de Norrie - do ponto de vista físico, psicológico e comportamental.
"Os conceitos de homem e mulher simplesmente não se encaixam no meu caso, eles não são a realidade e, se aplicados a mim, são fictícios", disse Norrie em artigo publicado no jornal "Scavenger".
O escocês/a escocesa se define como um ser andrógino que em determinado momento da vida disse ter percebido não precisar "cortar mais nada em si mesmo para evitar o conflito".
"Estou grato que o estado de Nova Gales do Sul consiga lidar comigo em um tom adulto, sem ter a necessidade de especificar o meu sexo como masculino ou feminino. Fiquei supreso ao saber que sou a primeira pessoa com este tipo de documento, mas sei que não serei o último", acrescentou.
Norrie é ativista do grupo Sex and Gender Education, que defende pessoas com “sexos distintos”.

0 comentários: