quarta-feira, novembro 21, 2007

NEM CHUVA EM ABUNDÂNCIA ACABA COM FLAGELO DO SERTANEJO

Nem a anunciada chuva para os próximos dias no Norte de Minas irá resolver os prejuízos decorrentes de uma seca que já dura nove meses. A situação da região é tão grave que levou o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a assumir pessoalmente a coordenação das ações de assistência aos flagelados. É o que afirma o deputado federal Jairo Ataíde – DEM, após participar de audiência no Palácio do Planalto ontem, quarta-feira, por interferência do vice-presidente José Alencar. Este, segundo o deputado, se impressionou com o relatório dos danos causados pela pior estiagem dos últimos 30 anos, e agendou a audiência-relâmpago com Lula.
Depois de ouvir a comitiva norte-mineira, Lula encomendou providências imediatas aos ministérios da Integração Nacional, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura e dos bancos do Nordeste e do Brasil. Durante a audiência, o governador Aécio Neves telefonou para o presidente e reforçou o pedido de socorro aos flagelados. A audiência com o presidente terminou às 13h15.
As providências reivindicadas junto à presidência da República, e que mereceram a atenção imediata de Lula, incluem a suspensão do pagamento de dívidas pelos produtores rurais e o aumento do prazo de amortização; a abertura de lindas de crédito para aquisição e rações, deslocamento do rebanho, aluguel de pastagens e custeio; decretação do estado de calamidade federal em 96 municípios; distribuição de bolsas-seca ou bolsas-estiagem e outras medidas.
QUEM FOI A BRASÍLIA
Além de Jairo Ataíde, participaram das audiências com o presidente Lula, o vice-presidente José Alencar e o ministro Walfrido dos Mares Guia os também deputados federais Márcio Reinaldo, Virgílio Guimarães, Ademir Camilo, Vitor Penido, Humberto Souto e Antônio Roberto; a secretária de estado Elbe Brandão; o presidente da Amams Walmir Morais; os prefeitos Athos Avelino (Montes Claros), José de Paula (Itacarambi), Carlim de Cirilo (Campo Azul) e Denerval Cruz (Taiobeiras).

0 comentários: