sábado, fevereiro 16, 2008

QUEM QUER COMPRAR O IATE DE SADDAM HUSSEIN?

O Ocean Breeze, um luxuoso iate que pertenceu ao ex-ditador iraquiano Saddam Hussein e que está equipado com um sistema antimísseis e uma plataforma para lançamento de submarinos, foi posto à venda por mais de 20 milhões de euros. A empresa Nigel Burgess, com sede em Londres, pôs à venda esta embarcação, apesar de não ter especificado o nome do proprietário ou seu valor real.
Em seu site, a Burgess assinala que o Ocean Breeze, ancorado no Mediterrâneo, foi construído na Dinamarca, em 1981, e pode alcançar uma velocidade de dezoito nós, além de dispor de camarotes para 28 convidados. No entanto, o jornal britânico "The Independent" revelou que este luxuoso iate, com torneiras de ouro, salões com decorações suntuosas e até uma sala de cirurgia, está ancorado em Nice, e seu preço alcança os dezoito milhões de libras (cerca de 23,7 milhões de euros).
O barco conta ainda com uma mesquita, vidros blindados, várias piscinas e saunas. Mas o que parece um mistério é a atual propriedade do Ocean Breeze, já que o barco está sendo vendido através de uma duvidosa companhia das Ilhas Cayman em nome de desconhecidos, segundo assinalou recentemente o jornal. Aparentemente, a Justiça francesa deteve a venda do iate até que sua propriedade fosse estabelecida, depois que o Governo iraquiano, que busca a fortuna escondida de Hussein, assinalou que o Ocean Breeze na verdade pertencia ao povo iraquiano.
Durante os últimos 18 anos, acrescentou o "Independent", a embarcação esteve em posse das famílias reais saudita e jordaniana, mas pertence atualmente a uma companhia conhecida como Sudley Limited, com base em Georgetown (Ilhas Cayman). Uma das curiosidades do iate é uma passagem secreta para uma plataforma de onde se pode lançar um submarino, que foi desenhado como forma de evacuar Saddam rapidamente .

0 comentários: