quarta-feira, junho 04, 2008

OBAMA JÁ CANTA VITÓRIA NOS EUA

O senador por Illinois Barack Obama afirmou na noite desta terça-feira (3) que é o candidato democrata à Casa Branca. "Posso dizer que serei o candidato à presidência dos Estados Unidos", disse. "Hoje termina uma jornada histórica e começa outra."
A declaração de vitória foi feita após a divulgação dos primeiros resultados das prévias de Dakota do Sul, em que, segundo projeções, Obama atingiu o número de delegados necessários para ser indicado candidato, superando a senadora por Nova York Hillary Clinton depois de uma disputa começada em 3 de janeiro. Apesar disso, a senadora não admitiu a derrota. No discurso, para um público de 18 mil pessoas, o senador elogiou Hillary por ter 'inspirado milhões de eleitores" e afirmou que "melhorou como candidato" por ter concorrido contra ela.
União
Ao falar das preocupações de que a disputa tenha deixado os eleitores do partido divididos, Obama disse que é hora de os democratas se unirem para derrotar o republicano John McCain, praticamente definido como candidato republicano desde março.
"Vamos nos unir em um esforço comum para desenhar um novo caminho para a América", disse.
Pouco antes disso, Hillary, em discurso em Nova York, chegou a parabenizar Obama "por tudo o que ele obteve durante a campanha", mas não desistiu da candidatura. Ela disse que "não tomaria decisões" nesta noite e que consultaria líderes democratas para definir seu futuro.
No entanto, os dois lados já enviaram sinais de que uma possível unificação do partido, com uma chapa Obama/Hillary, estaria à vista. "A senadora realizou uma corrida extraordinária, ela é uma funcionária pública extraordinária, e ela e eu estaremos trabalhando juntos em novembro", disse Obama em janeiro. Segundo a agência AP, Hillary teria dito a colegas do Congresso que está aberta à idéia de virar vice, se isso ajudar o partido.

0 comentários: