quinta-feira, fevereiro 26, 2009

DISPENSADO DE CIRCO URSO VAI PARAR EM ZOOLÓGICO

CULPA DA LEI
Que não permite uso de animais em espetáculos
O Zoológico de Pomerode, em Santa Catarina, tem um novo morador. Depois de passar dez anos em um circo, o urso pardo Bob poderá ser visto pelo público a partir desta quinta-feira.
O animal foi doado pelos proprietários de um circo que estava na cidade de São Francisco do Sul por conta de uma lei municipal de Joinville que impede que bichos selvagens sejam usados em espetáculos.
Bob passou um mês em uma chácara de São Francisco, onde ficava em uma jaula em um caminhão Volvo estacionado dentro de um galpão.
O animal foi levado ao zoológico pelos seus antigos donos na manhã de quarta-feira (25). Sandra Salgueiro, dona do circo, disse que sentirá saudades.
"Ele veio de Amsterdã, na Holanda, com menos de dois meses. Estava com a gente havia uns 10 anos.”
Mel e abóbora
A alimentação com ração de cachorro, que ele estava recebendo há pelo menos um mês, é correta, segundo Maurício Bruns, da administração do zoo. No entanto, agora no zoológico, Bob receberá outros agrados: pão com mel, maçã, abóbora e cenoura estão entre os favoritos dos ursos. ”Ele é grande e muito saudável”, disse Bruns.
Por enquanto, Bob não ficará em contato direto com as outras três ursas adultas (Cindy, Úrsula e Pipoca) e outro urso pardo (Max, mais velho, com 30 anos). No período de adaptação, eles ficam separados por uma porta.
É feito um rodízio com os outros bichos da jaula, até que uns se acostumem com o cheiro dos outros. Se isso não for feito, os bichos poderiam se agredir.
”Essa adaptação levará duas, no máximo três semanas”, afirma Bruns.
Para todos, a boa notícia é que Bob chega pronto para reproduzir. Sua idade e seu porte devem gerar filhotes em breve. Segundo informações do zoológico, a reprodução em cativeiro desta espécie não é muito difícil. Mesmo havendo três fêmeas, elas não entram no cio ao mesmo tempo. O que, na prática, não gera disputa pelo macho.
"A reprodução é importante, porque temos poucos ursos como esse no país.”

0 comentários: