segunda-feira, abril 06, 2009

APROVADOS DOIS GRANDES PROJETOS PARA O NORDESTE

INTEGRAÇÃO
Objetivo é integrar o Nordeste por trilhos e pelo ar

Na tarde desta segunda-feira foi realizada no Portal de eventos, em Montes Claros, a 5ª reunião do Conselho deliberativo da Sudene - Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. A reunião contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do vice José Alencar e de governadores do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Na oportunidade foram aprovados dois projetos considerados de extrema importância para o Nordeste do país: a Ferrovia Nova Transnordestina, que vai integrar aquela região, ligando Elizeu Martins, no Piauí, ao porto de Pecém, no Ceará, e Suape, no estado do Pernambuco; e a implantação de uma malha aérea regional para as cidades nordestinas.

A ministra chefe da casa civil, Dilma Russef, destacou a importância da Sudene para todo o Nordeste e, especialmente, a Ferrovia Nova Transnordestina, que avalia como uma obra imprescindível para o desenvolvimento dessa parte do país.

A ministra destacou ainda a implantação da usina de biodiesel para a cidade de Montes Claros e região, e enfatizou a importância dos programas sociais instituídos pelo presidente Lula, como o PAC - Programa de aceleração do crescimento e o Bolsa família.

O prefeito Tadeu Leite, que participou da inauguração da usina da Petrobras, destacou a importância dessa obra no seu contexto social para a cidade de Montes Claros.

Destacou ainda a figura do presidente Lula como um grande estadista e revelou a relevância da construção de um centro avançado de agricultura familiar, anunciado no pronunciamento do governador Aécio Neves. (Reportagem: Samuel Nunes)

0 comentários: