sexta-feira, abril 10, 2009

DIVERSÃO DE CHINÊS DE 91 ANOS: FAZER SUTIÃS COM NOMES

COMPRAR ONDE?

Ran Yusheng diz que não pretende deixar de fazer sutiãs personalizados.

A idade parece não ser um obstáculo para o chinês Ran Yusheng. Aos 91 anos, ele disse que pretende continuar a fazer sutiãs personalizados para suas clientes, apesar da idade avançada e dos modelos considerados ultrapassados pela própria nora.

"Meus filhos e minha nora me disseram para parar de trabalhar", disse Ran Yusheng, que mora na cidade de Chengdu. "Mas minhas clientes dizem que, se eu parar, onde elas vão poder comprar esses sutiãs?", perguntou ele.
Yusheng, que nasceu em 1918 em Suining, na província de Sichuan, foi mandado aos 15 anos de idade por seu pai para Chengdu, onde começou a trabalhar como aprendiz de alfaiate.
Nos anos 40, ele começou a fazer sutiãs em uma loja de departamentos no movimentado distrito comercial da cidade. Foi nessa época que ele se especializou na arte de fazer a peça feminina.
Mas, quando a loja fechou, Ran abriu seu próprio estabelecimento. Apesar de novas e melhores técnicas, ele ainda faz os sutiãs de forma tradicional, cortando e costurando diferentes pedaços de tecido de algodão para se ajustar à medida da cliente.
Para sua nora, que é agora sua ajudante, os desenhos não são suficientemente modernos para as consumidoras de hoje. "Somente as mulheres na faixa dos 40 e 50 anos estão dispostas a usar tais sutiãs", afirmou Zhou Zibi, de 53 anos.

0 comentários: