segunda-feira, novembro 23, 2009

MORTE DE CRIANÇA CAUSA ALTA TENSÃO


A casa onde uma criança morreu eletrocutada após tentar pular a cerca para pegar manga em Piracicaba, a 160 km de São Paulo, foi depredada por vizinhos revoltados com o ocorrido no local. Os moradores do bairro saquearam móveis e eletrodomésticos. Eles acreditam que o dono do terreno eletrificou a cerca para evitar a entrada de crianças.
O caso aconteceu na tarde de domingo (22). Com a força da descarga elétrica, Diego Gomes Martins, de 9 anos, morreu na hora. Seu colega, Daniel Diego, de 10 anos, teve ferimentos graves e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da cidade.
Os moradores do bairro acreditam que o dono da casa eletrificou a cerca para evitar que as crianças entrassem no local. “Diz que ele puxou o fio do poste, passou pela cerca, aí foi que hoje os meninos vieram e aconteceu isso”, contou a auxiliar de limpeza Sueli da Silva.
Peritos da polícia constataram que havia desvio de energia elétrica na casa. O fio do poste era ligado direto no portão. O dono da casa foi preso por roubo de energia e vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Familiares das crianças ficaram inconformados. “Meu sobrinho tinha 9 anos, o menino não entendia que tinha um fio que dava choque ali”, disse uma tia do menino, Carla da Silva. “Eles vieram pegar uma manga, e o meu filho esta na UTI”, desabafou a mãe de Daniel, Maria Teresa Correia.
LEGISLAÇÃO
Os limites para o uso de cercas elétricas são definidos por leis municipais. As cercas elétricas devem ser posicionadas retas ou inclinadas para dentro do terreno, e a uma altura mínima de 2 metros.
Apesar da tensão alta, se instalada corretamente, a cerca não oferece risco de vida. “O fio, se você encostar nele, a tendência é te grudar. Já a cerca elétrica, te dá o impacto, você se afasta”, explicou o tecnólogo Lúcio Almeida.
Seja qual for o sistema de proteção, o dono da casa tem o dever de informar com placas de alerta. “Se nós temos o direito de nos proteger, nós temos também o dever de maneira ostensiva, no caso da cerca, do arame farpada, dar a saber a outras pessoas que aquela cerca esta eletrificada”, disse o advogado Pedro Maciel.

0 comentários: