quarta-feira, novembro 25, 2009

GOVERNO ZERA IPI PARA MÓVEIS ATÉ MARÇO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira (15) a zeragem da alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor de móveis. A medida vale até 31 de março de 2010.

"Esperamos que seja repassado para os preços", disse o ministro a jornalistas. Com a medida, o governo arrecadará R$ 217 milhões a menos. A medida foi anunciada um dia após Mantega ter confirmado o estabelecimento do tributo reduzido para carros com motor flex ou a álcool.

Segundo ele, o setor vem se recuperando da crise financeira internacional, que atingiu o país desde setembro do ano passado. "Vem se recuperando mais lentamente que o conjunto da indústria, pois é um setor que depende muito das exportações, que ainda não se recuperaram", explicou ele.

De acordo com o ministro da Fazenda, o setor de móveis tem registrado um "desempenho mais modesto" do que os demais. "Achamos que deveríamos dar uma redução de preço, para que o consumidor se anime com o décimo terceiro. Para trocar de mesa, de cama. Enfim, dar uma melhorada nos móveis da casa", acrescentou ele.

O ministro da Fazenda anunciou ainda uma prorrogação do IPI menor para os materiais de construção até junho de 2010. Sem a extensão do prazo, o benefício terminaria no fim deste ano.

A medida, segundo ele, vale para os principais itens do setor. Entre eles: cimentos, tintas, vernizes, argamassas, banheiros, boxes, ladrilhos, revestimentos, vergalhões. Com isso, o governo deixará de arrecadar mais R$ 686 milhões.

0 comentários: