segunda-feira, maio 17, 2010

DETALHES DO JOGO DE ASCENSÃO DO FORMIGÃO À ELITE

A torcida montes-clarense fez uma grande festa no estádio José Maria Melo para comemorar a façanha do Funorte.

A notícia da classificação do Formigão ao Módulo I do campeonato mineiro foi dada em primeira mão por A Província, poucos minutos após o encerramento do jogo. E, como prometemos, aqui vão todos o alguns detalhes do empate em 1x1 que fez explodir a torcida do Formigão na tarde deste domingo.

O Funorte entrou em campo na tarde deste domingo em Montes Claros com a chance de fazer história em Minas Gerais. Contra o Tombense, a equipe do Norte de Minas precisava de uma vitória simples ou mesmo de um empate, dependendo da combinação de resultados, para chegar a elite do Campeonato Mineiro. Logo no início da rodada tudo estava a favor do formigão, já que em Patos o Mamoré vencia o Itaúna por 1 a 0. Com esse resultado, apenas um empate garantiria ao time de Montes Claros uma vaga na divisão principal do mineiro.

O Funorte que havia liderado a chave C do Módulo II desde o início, perdeu fólego na reta final e poderia chegar a essa última rodada sem chance de sonhar com a série A, mas após a decisão do TJD – Tribunal de Justiça Desportiva – que retirou sete pontos do Mamoré, por ter utilizado de forma irregular o atleta Vitinho, o formigão foi beneficiado e voltou à liderança com seis pontos, o Itaúna estava com o mesmo número de pontos, mas com saldo de gol inferior.


Com tudo a favor, o Funorte só precisava fazer o dever de casa para estrelar na divisão principal do mineiro no ano que vem. Mas em campo o time não conseguia aproveitar as oportunidades e mesmo empurrado por aproximadamente 2.800 pessoas que lotaram o estádio José Maria Melo, tomou um gol aos 23 minutos do segundo tempo. Tiago Azulão marcou e colocou a equipe de Tombos bem perto da série A. Como o Funorte não havia feito muita coisa no jogo até aquele momento, a tão sonhada vaga na elite do futebol mineiro parecia muito distante para o time do norte do estado. Desanimados com a fraca atuação do formigão, alguns torcedores já deixavam o estádio antes mesmo do fim da partida, mas aos 43 minutos brilhou a estrela de Marcelino, ele empatou o jogo e fez ferver o estádio. Nessa altura já dava para comemorar, pois seria muito difícil o Tombense tirar a vaga do Funorte.

Ao fim da partida o placar marcava 1 a 1. Empate no José Maria Melo, derrota do Itaúna em Patos de Minas e assim, com muita sorte, o Funorte chega ao topo do futebol mineiro. A última vez em que Montes Claros teve um representante no campeonato mineiro da primeira divisão foi há 12 anos. Em 1998 o Montes Claros Futebol Clube representou o Norte de Minas na divisão principal, mas no mesmo ano foi rebaixado para o Módulo II.

O goleiro Everaldo disse que o sonho dele era levar o Funorte a série A do mineiro. De acordo com o jogador, esse time mesmo com apenas três anos de existência sempre buscou chegar a essa posição. O técnico José Maria Pena disse que a torcida será muito importante na caminhada do Funorte na seria A em 2011.

Torcedores e jogadores comemoraram bastante a conquista. Os montes-clarenses ficam agora na expectativa de que o Funorte traga novos reforços para ter condições de enfrentar times como o Atlético e Cruzeiro e fazer um bom campeonato no ano que vem. (Reportagem: Fernando Almeida).

0 comentários: