sexta-feira, fevereiro 04, 2011

COMITÊ PROÍBE MEIO-IRMÃO DE DOAR RIM E CRIA POLÊMICA

A decisão de um comitê de biomedicina francês que impede um meio-irmão de doar um rim por ele não ser reconhecido juridicamente como tal está provocando polêmica no país.
Jean-Pierre Serrurrier nasceu de uma relação extraconjugal do pai de Martine Courrier, de 59 anos, que sofre de insuficiência renal há dois anos e precisa realizar diálises três vezes por semana.
Serrurrier nunca foi reconhecido pelo genitor biológico. Ele foi legalmente registrado, aos 7 anos, como filho do então marido de sua mãe, de quem recebeu o sobrenome.
Serrurrier, de 52 anos, considerado pelos médicos como 99% geneticamente compatível com Courrier, se ofereceu para lhe doar um rim, mas como eles não possuem parentesco perante os olhos da lei, o comitê de biomedicina se recusa a autorizar o transplante.
Na França, segundo a lei de bioética, um doador vivo pode somente doar órgãos a parentes, como filhos, irmãos, avós ou primos, cujos laços familiares sejam reconhecidos nos documentos de estado civil.
'Passei 12 anos tentando localizá-lo e faz 25 anos que o encontrei. Temos uma relação muito próxima, nos vemos regularmente. Ele é meu irmão', disse Courrier à BBC Brasil.
Os dois meio-irmãos apresentaram um dossiê ao comitê de biomedicina
'Nossa relação à muito anterior à minha doença', afirma. O dossiê apresentado ao comitê de biomedicina reunia dezenas de fotos que comprovam a antiga relação entre os meio-irmãos e também um atestado do pai afirmando que Serrurrier é seu filho biológico, além de exames genéticos.
'A vida de minha irmã é tudo o que conta para mim e quero que nossa relação dure o máximo possível', diz Serrurrier para justificar seu desejo de doar um rim para Courrier.
'A decisão do comitê é injusta. Fiquei com raiva', diz ele.
Em razão da polêmica causada pela proibição do transplante, o ministro francês da Saúde, Xavier Bertrand, pediu que o caso seja reexaminado pela agência de biomedicina.
O ministro declarou que 'devido à importância terapêutica e ao consentimento do doador', ele avalia 'ser normal que a doação possa ser realizada'.
A nova decisão sobre o transplante, que será tomada pelo ministro, deve ser anunciada no prazo de um mês.

1 comentários:

Anônimo disse...

É SÓ SAIR DA FRANÇA E FAZER O TRANSPLANTE EM OUTRO PAÍS.