Se depender da câmara municipal, os pacientes não vão ter mais que ficar espiando do lado de fora dos postos.
A câmara municipal vai apreciar e votar nos próximos dias projeto-de-lei de autoria do vereador pastor Altemar-PSC (foto), que estabelece o tempo máximo de 45 minutos para atendimento nos postos e centros de saúde de Montes Claros.
Segundo o projeto, o tempo de espera para triagem não poderia passar de 25 minutos, mais 20 para atendimento pelo médico, o que totaliza
- Os hospitais públicos e as unidades básicas de saúde deverão afixar em local visível à população material indicativo do conteúdo desta lei - diz.
O vereador considera preocupante a falta de pediatras em alguns postos, uma vez que as variações climáticas afetam principalmente as crianças.
De acordo com Altemar, é preciso contratar mais médicos para os postos de saúde a fim de solucionar imediatamente o problema. Ele lembra que muitos casos poderiam ser resolvidos nos postos de saúde, mas, devido à falta de médicos, as pessoas vão para os pronto-socorros dos hospitais, onde ficam horas e horas à espera de atendimento.
O vereador espera que, com o projeto de sua autoria, o problema seja pelo menos amenizado. O cumprimento da lei seria fiscalizado pelo município, por meio da secretaria municipal de Saúde.
- Ao buscar o atendimento de suas necessidades médicas pelo estado, a população nada mais faz do que buscar um de seus mais importantes direitos, assegurado pela Constituição federal e pelas leis vigentes, o direito à saúde. Portanto, a esperança é de que os problemas vivenciados pela população possam ser, pelo menos, amenizados - conclui. (Reportagem: Rubens Santana)
1 comentários:
Antes de determinar que os profissionais de saúde dever atender em X minutos, o digníssimo Vereador deveria se preocupar com as condiçoes de trabalho desses servidores. Exigir agilidade e não dar o suporte para que ela aconteça seria criar mais uma lei para ser descumprida. Acho que os vereadores não sabem o que realmente se passa nas unidades de saúde. E quanto à qualidade do serviço, não se preocupam? Basta esvaziar o banco de espera para que o povo fique contente? Moc não contrata médicos porque o salário é ruim e há instabilidade na contratação!
Postar um comentário