quarta-feira, setembro 22, 2010

CÂMARA QUER TOLERÂNCIA DE 45' NOS POSTOS DE SAÚDE

Se depender da câmara municipal, os pacientes não vão ter mais que ficar espiando do lado de fora dos postos.

A câmara municipal vai apreciar e votar nos próximos dias projeto-de-lei de autoria do vereador pastor Altemar-PSC (foto), que estabelece o tempo máximo de 45 minutos para atendimento nos postos e centros de saúde de Montes Claros.

Segundo o projeto, o tempo de espera para triagem não poderia passar de 25 minutos, mais 20 para atendimento pelo médico, o que totaliza 45’. Não custa lembrar que existe outra lei, aprovada pela mesma câmara, que estabelece tolerância máxima de 15 minutos para permanência nas filas de agências bancárias. Uma autêntica piada de mau gosto.

- Os hospitais públicos e as unidades básicas de saúde deverão afixar em local visível à população material indicativo do conteúdo desta lei - diz.

O vereador considera preocupante a falta de pediatras em alguns postos, uma vez que as variações climáticas afetam principalmente as crianças.

De acordo com Altemar, é preciso contratar mais médicos para os postos de saúde a fim de solucionar imediatamente o problema. Ele lembra que muitos casos poderiam ser resolvidos nos postos de saúde, mas, devido à falta de médicos, as pessoas vão para os pronto-socorros dos hospitais, onde ficam horas e horas à espera de atendimento.

O vereador espera que, com o projeto de sua autoria, o problema seja pelo menos amenizado. O cumprimento da lei seria fiscalizado pelo município, por meio da secretaria municipal de Saúde.

- Ao buscar o atendimento de suas necessidades médicas pelo estado, a população nada mais faz do que buscar um de seus mais importantes direitos, assegurado pela Constituição federal e pelas leis vigentes, o direito à saúde. Portanto, a esperança é de que os problemas vivenciados pela população possam ser, pelo menos, amenizados - conclui. (Reportagem: Rubens Santana)

1 comentários:

Anônimo disse...

Antes de determinar que os profissionais de saúde dever atender em X minutos, o digníssimo Vereador deveria se preocupar com as condiçoes de trabalho desses servidores. Exigir agilidade e não dar o suporte para que ela aconteça seria criar mais uma lei para ser descumprida. Acho que os vereadores não sabem o que realmente se passa nas unidades de saúde. E quanto à qualidade do serviço, não se preocupam? Basta esvaziar o banco de espera para que o povo fique contente? Moc não contrata médicos porque o salário é ruim e há instabilidade na contratação!