segunda-feira, setembro 20, 2010

PREFEITOS QUE APOIAM 'DIMALSIA' CRITICAM PRESIDENTE

Um grupo de prefeitos, capitaneados pelo chefe do Executivo de Salinas, José Prates -PTB (foto), publicou um anúncio nos jornais ontem, domingo (19), para expressar a "decepção" com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a carta, os signatários defendem o "Dilmasia" - voto em Dilma Rousseff (PT) para a Presidência e Antonio Anastasia (PSDB) para o governo de Minas - e estão insatisfeitos com o clima de "duelo" e "confronto" entre o presidente e o ex-governador Aécio Neves, que foi instigado nas últimas visitas do presidente ao Estado.
A carta foi assinada por 52 prefeitos, sendo seis do PT e nove do PMDB, partidos que se coligaram e lançaram o senador Hélio Costa (PMDB) como candidato ao governo de Minas e repudiam o voto "Dilmasia". "Enfraquecidos diante do povo mineiro, os candidatos Hélio e Patrus torcem por um confronto e mesmo um duelo - ridículo - entre Lula e Aécio. Expediente como esse jamais cairá bem para o misterioso e sábio povo mineiro", diz o texto. O manifesto chama de "bobagem" uma suposta dificuldade de relação entre os eventuais governos de Dilma Rousseff (PT) na Presidência e Anastasia em Minas. "Esqueceram-se do excelente relacionamento institucional do governador Aécio com Vossa Excelência, exemplo de convivência republicana e democrática", escrevem os prefeitos na carta.
Os prefeitos pedem ao presidente Lula "respeito, reconhecimento e a independência de Minas e do direito dos mineiros de escolherem seu destino". "Constrangem-nos o tom de ameaça que, à sua revelia, o candidato do PMDB tenta impor a Minas e a forma abusiva com que ele utiliza o seu apoio. Minas não quer ter que escolher entre Dilma e Anastasia, da mesma forma que não escolheu entre Lula e Aécio. Minas quer o que é melhor para Minas e para o Brasil", diz o manifesto.

José Prates (PTB), que foi um dos idealizadores do "Lulécio" - voto em Lula para presidente e Aécio para governador nas eleições de 2006 e foi expulso do PT por defender esta composição -, conta que apenas 52 prefeitos tiveram seus nomes publicados no anúncio por causa da falta de espaço. "São mais de 500 prefeitos", diz o chefe do Executivo de Salinas. é bom lembrar que Minas Gerais tem 853 municípios. O petebista afirma que o grupo "discorda do clima de duelo instigado por Hélio Costa e Patrus Ananias. O Lula não deve embarcar nisso" e questiona: "Essa insinuação que ganhando Anastasia, a Dilma retaliaria, será que a Dilma não é democrática? Ela não vai governar com o mesmo princípio republicano?". Para Prates, com "Anastasia será muito mais fácil da Dilma relacionar. Ele é discreto, institucional", diz.
O prefeito de Salinas não teme retaliações caso a chapa de Hélio Costa seja a vitoriosa nas eleições. "Viver já é um risco. Estou preparado", minimizou
Prates. "Nessa eleição não só discutimos o futuro de Minas, mas o equilíbrio do Brasil. A vitória de Anastasia é crucial para esse equilíbrio. Não há Brasil sem Minas, defende Prates.

0 comentários: