terça-feira, setembro 21, 2010

DEBANDADA GERAL DE PREFEITOS RUMO A ANASTASIA

Mais 47 prefeitos do PMDB e do PT anunciaram apoio à reeleição do governador Antônio Anastasia, “em reconhecimento ao relacionamento imparcial e respeitoso mantido pelo Governo do Estado com os municípios mineiros nos últimos oito anos”. A manifestação de apoio foi oficializada em manifesto público entregue durante reunião, em Belo Horizonte, da Frente Mineira de Prefeitos, entidade suprapartidária que reúne líderes municipais de todas as regiões de Minas Gerais.

“Apesar de sermos de partidos de oposição, sempre fomos tratados com dignidade pelo governo Aécio (Neves)/Anastasia", diz o Manifesto de reconhecimento, que fala em "admirável poder transformador dos investimentos sociais realizados pela administração estadual" nos municípios.

A debandada geral que se expandiu nos últimos dias já era prevista pelos próprios oposicionistas, conforme declarações de líderes do PSB, em junho. A principal liderança do partido em Minas, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que recebeu o apoio de Aécio Neves e Antônio Anastasia nas eleições para a prefeitura, em 2008, já afirmava sobre a possibilidade de apoio à reeleição do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB). Entre as justificativas, as grandes conquistas de Minas, a harmonia política, o equilíbrio econômico e os avanços sociais dos últimos 8 anos “e que são preciso continuar para o bem de todos”.

PREFEITOS DE TODAS AS REGIÕES DE MINAS ESTÃO COM ANASTASIA

E as previsões de Lacerda foram se confirmando aos poucos. No início de agosto, durante encontro com prefeitos da Região Norte de Minas, em Montes Claros, o governador Antonio Anastasia (PSDB) recebeu o apoio oficial e maciço dos prefeitos da Região. De acordo com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), 83 dos 92 prefeitos da região estiveram presentes ao encontro e assinaram documento de apoio à reeleição, incluindo filiados ao PMDB e ao PT, caracterizando o chamado Dilmasia, voto casado em Anastasia ao governo de Minas e na candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, segundo definição dos próprios oposicionistas, que passaram a defender a recondução do governador.

Durante o encontro, 63 prefeitos fizeram declarações calorosas de voto na chapa Somos Minas Gerais, entre eles petistas e peemedebistas. “Apoio Anastasia e Dilma porque acho que isso é bom para Minas e bom para o Brasil”, sustentou um dos adeptos do Dilmasia, o petista Carlos Antunes, de Varzelândia.

Dias depois foi a vez de prefeitos de municípios do Vale do Aço declararem adesão total à campanha de reeleição Antônio Anastasia. A decisão foi anunciada durante reunião da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), em Governador Valadares, onde prefeitos filiados a partidos da base de sustentação de Hélio Calixto Costa, assinaram Carta de apoio ao governador Antônio Anastasia.

“Não poderíamos deixar de registrar a forma republicana e respeitosa a qual, apesar de sermos de partidos de oposição, sempre formos tratados; com dignidade, pelo governo Aécio/Anastasia”, diz um trecho do manifesto dos prefeitos em favor do Governador.

PREFEITOS CORAJOSOS, SEM MEDO DE RETALIAÇÃO

Ao receber homenagem e a manifestação de apoio dos prefeitos no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, o Governador enalteceu o trabalho dos líderes municipais, sem os quais não teria subido nas pesquisas de intenção de voto. "Agradeço essa posição, até de coragem desses prefeitos", disse.

Sobre a ameaça de retaliação anunciada pelas direções de PT e PMDB, os prefeitos não se mostraram preocupados. "Já recebi duas advertências. Se receber a terceira não tem problema não", afirmou o prefeito de Leandro Ferreira, o peemedebista Edson Correia de Freitas. Freitas desdenha da ameaça de punição. "Eles não são trouxas. Somos 200 e poucos prefeitos; vão ter de expulsar uns 200.".

O petista Gilmar Dornelas de Souza, prefeito de Central de Minas, também demonstrou despreocupação com a possível retaliação. "Fizemos um compromisso com o governador Antônio Anastasia. Eles estão falando em expulsão, essas coisas, mas por causa de um partido a gente não vai perder um mandato", disse o prefeito, que também assinou a carta aberta a Lula, de repreensão ao Presidente por suas críticas aos gestores mineiros.

PELO DIREITO DOS MINEIROS DE ESCOLHEREM SEU DESTINO

Os prefeitos também acusam a chapa Hélio Costa (PMDB)/Patrus Ananias (PT) e seus aliados, como Newton Cardoso, de tentar criar um clima de "duelo", que chamam de "ridículo", e de "confronto" entre o presidente e o ex-governador Aécio Neves (PSDB), conforme comunicado publicado nos jornais da capital mineira, capitaneado pelo prefeito de Salinas, José Antônio Prates (PTB). Prates foi expulso do PT em 2007 justamente por ter sido um dos líderes do "Lulécio" - o voto em Aécio e Lula nas eleições de 2006. Na carta, os prefeitos chamam de "bobagem" uma suposta dificuldade de relação entre os eventuais governos de Dilma e Anastasia.

"Estranhamos a dureza e injustiça, afirmam os líderes municipais, que pedem "respeito, reconhecimento e a independência de Minas e do direito dos mineiros de escolherem seu destino". "Constrangem-nos o tom de ameaça que, à sua revelia, o candidato do PMDB e PT tentam impor a Minas e a forma abusiva como fazem. Minas não quer ter que escolher entre Dilma e Anastasia, da mesma forma que não escolheu entre Lula e Aécio.", finalizam.

1 comentários:

Anônimo disse...

Belo Horizonte, 24 de setembro de 2010

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Frente Mineira de Prefeitos, entidade associativa apartidária fundada em 9 de julho de 2003, a partir de um grupo de Prefeitos das Cidades Pólo de Minas Gerais, com a intenção de olhar pelos interesses dos municípios com mais de 35 mil habitantes, e que desde então já realizou, com sua imprescindível mobilização política, inúmeras ações concretas para estas cidades com problemas semelhantes, esclarece que não é sua iniciativa o movimento noticiado na grande imprensa nacional e diversos sites na internet, com algumas variações, desta maneira, literallis:

“Anastasia recebe apoio de prefeitos da base aliada de Lula

O governador e candidato à reeleição, Antônio Anastasia (PSDB), recebeu, nesta segunda-feira, o apoio de prefeitos do PT e PMDB, legendas que pertencem à coligação Todos Juntos por Minas, do concorrente Hélio Costa, e da base aliada do governo Lula. Em um encontro de portas fechadas no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, o governador recebeu representantes da Frente Mineira de Prefeitos, que entregaram uma ''carta de reconhecimento'' às realizações do governo Aécio Neves e declararam apoio sucessor do ex-governador.”(grifamos – Ezequiel Fagundes e Luisa Brasil - Estado de Minas – Publicação: 20/09/2010 17:11 – disponível em http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2010/09/20/interna_politica,180901/anastasia-recebe-apoio-de-prefeitos-da-base-aliada-de-lula.shtml)

Esclarece-se que a FMP reúne Prefeitos de todos os partidos interessados na busca de solução de seus problemas administrativos e bem estar dos seus munícipes, e não se envolve em política partidária, em um pluralismo partidário único no Estado, sendo certo que seu Presidente, Paulo César da Silva, Prefeito de Poços de Caldas, do PPS, é apoiador do candidato à reeleição, Antônio Augusto Anastásia, ao mesmo tempo em que seu Tesoureiro, Eduardo Carvalho, Prefeito de Varginha, do PT, é apoiador da Candidatura do ex-Ministro Hélio Costa.

Mais informações ou a integra da Carta de Belo Horizonte podem ser encontradas em http://www.fmp.org.br, ou pelos contatos no rodapé.




Paulo César da Silva
Prefeito de Poços de Caldas
Presidente da Frente Mineira de Prefeitos