quinta-feira, setembro 23, 2010

SEGUNDO DIAP, NORTE DE MINAS PODE FAZER 9 FEDERAIS

O DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, um dos órgãos de maior respeitabilidade na política brasileira, que afere diariamente a atuação dos parlamentares, dando-lhes notas e conceitos, fez um levantamento que identifica 812 candidatos com chance de vitória na eleição de 03 de outubro para as 513 cadeiras disponíveis na câmara dos deputados. A pesquisa abrange as 26 unidades da Federação e também o Distrito Federal.

Em todo o Brasil, os 27 partidos que disputam as eleições lançaram 5.965 candidatos para as 513 vagas de deputado federal.

Feito com base em informações qualitativas e quantitativas, o levantamento, que não possui caráter de pesquisa eleitoral nem a pretensão de ser conclusivo, considerou os seguintes aspectos: 1) desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados); 2) trajetória e popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições); 3) os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes); 4) coligações e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente); 5) apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal); e 6) pesquisas eleitorais.

O fato de o nome aparecer na lista, entretanto, não significa garantia de eleição, até porque as coligações e a exigência de quociente eleitoral podem alterar significativamente as chances de candidatos bem posicionados em seus partidos, mas com menor desempenho eleitoral do que outros da mesma coligação. As chances destes nomes devem ser analisadas a luz do número de vagas a serem alcançadas por seus partidos e coligações.

Pelos prognósticos do DIAP, nove candidatos a deputado federal do Norte de Minas, ou que têm densidade eleitoral na maioria de seus municípios, estão entre os que deverão ocupar uma das 53 vagas de Minas no congresso nacional:

01) Antonio Roberto – PV (reeleição);

02) Humberto Souto – PPS (reeleição);

03) Jairo Ataíde – DEM (reeleição);

04) Márcio Reinaldo – PP (reeleição);

05) Newton Cardoso – PMDB (novo);

06) Paulo Lopes – PSB (novo);

07) Ruy Muniz – DEM (novo);

08) Saraiva Felipe – PMDB (reeleição);

09) Wilson Cunha – PMDB (novo).

0 comentários: