sexta-feira, setembro 24, 2010

MOC REALIZA NESTE SÁBADO 7ª PARADA DO ORGULHO GAY

A homofobia pode ser definida como rejeição, aversão, medo ou ódio irracional a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs). Esse comportamento intolerante em relação à diversidade sexual tem resultado em assassinatos e suicídios de pessoas LGBT em todo o mundo e na negação do livre exercício da cidadania para segmento da sociedade.

Na escola, na família e na sociedade, ainda é presente o repúdio e discriminação. Por isso, a informação transparente nos meios de comunicação e no processo educacional pode mudar esse cenário.

Em meio a um debate político e à busca por votos, a 7ª edição da Parada LGBT de Montes Claros traz o tema Nosso voto é por direito nossa luta é por respeito.

Hoje, já existe uma lei municipal de combate à homofobia, a lei Rosa - 4007 / 08, mas ela é apenas uma ferramenta na construção de uma nova mentalidade na erradicação do preconceito.

A parada acontece amanhã, sábado, e a concentração começa a partir das 16h, na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, com diversos artistas, entre drag queens, cantores, deejays e transformistas que vão colorir uma das principais avenidas da cidade e levantar a bandeira da diversidade, do amor, da compreensão e, mais que isso, da liberdade de ser quem realmente são.

A partir das 22h, trios elétricos percorrerão a Sanitária até o ponto final, que será na festa Privilégio, no ginásio da Praça de Esportes. Mais de 10 artistas de Montes Claros, Belo Horizonte e São Paulo se apresentarão em favor da causa. Minas é hoje o estado com maior número de paradas LGBT do Brasil e Montes Claros sedia, a partir do dia 26, uma vasta programação com debates, fóruns, mostras e discussões a respeito do gênero LGBT. A programação continua nos dias 27, 28, 29, 30 de setembro e 1º de outubro na Casa da Cidadania e na Unimontes. Outras informações (38) 3229 - 3535 / (38) 9116 – 3665. (Reportagem: Michele Tondineli)

0 comentários: