segunda-feira, junho 06, 2011

50 MÃES PARTICIPAM DE MAMAÇO EM BELO HORIZONTE

Um “mamaço” reuniu cerca de 50 mães na manhã de ontem, domingo, no Parque Municipal, Região Central de Belo Horizonte. Acompanhadas de seus filhos, as mulheres participaram de uma campanha nacional para promover a importância da amamentação sem discriminação.
A ideia surgiu inspirada pelo “mamaço” que aconteceu no mês passado em São Paulo, depois que uma mãe foi convidada a se retirar de uma exposição de arte por estar amamentando em público. A jornalista e ativista da ONG Bem Nascer, Kalu Brum, também ajudou a impulsionar o movimento. Ela publicou uma foto no Facebook onde aparece amamentando. O site, no entanto, retirou a imagem por considerar de conteúdo impróprio.
A amamentação em lugares públicos ainda parece ser um tabu, conforme revela Denise Vieira Furtado, de 30 anos, mãe da pequena Catarina, de 1 ano e 11 meses. Ela contou que sofre preconceito em alguns locais em razão da idade da filha.
“O evento é muito importante para conscientizar a população. Sempre que estou amamentando minha filha algumas pessoas me perguntam quando vou tirá-la do peito. Sempre retruco, falando que somente quando ela estiver com 18 anos. Esta é uma forma das pessoas pararem de me perturbar”, diz Denise Vieira.
O médico obstetra da Maternidade Santa Fé e fundador do Núcleo Bem Viver, Hemmerson Magioni, alertou os participantes para os benefícios da amamentação. “O ideal é que até os seis meses a criança seja alimentada, exclusivamente, com o leite materno, sem águas ou chás. Depois disso, é que se entra com outros alimentos. A hora de parar é com dois anos, mas enquanto a mãe tiver leite pode continuar”, explica.
Além do “mamaço”, o evento em BH contou com exposições, palestras e brincadeiras feitas com palhaços. (Vanessa Perroni)

0 comentários: