domingo, junho 05, 2011

MISTÉRIO CONTINUA. BACTÉRIA JÁ MATOU 22 PESSOAS

O número de mortos pela epidemia causada pela bactéria E.coli aumentou para 22, sendo 21 na Alemanha, segundo os últimos dados publicados no domingo pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), com sede em Estocolmo.
O último balanço registrava 19 pessoas falecidas, 18 na Alemanha e uma na Suécia.
Os países membros da União Europeia (UE) registraram 1.605 casos de contaminação pela Escherichia coli entero-hemorrágica (ECEH) – uma grave diarreia – e 658 casos apresentam sintomas da Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) – que ataca os rins –, informou o ECDC.
A maior parte dos afetados estão na Alemanha, são 1.536 casos de ECEH e 627 de SHU. Em relação ao balanço de sábado, são 328 novos casos de ECEH e 107 de SHU. Nas últimas 24 horas, só foram registrados quatro novos casos de ECEH no Reino Unido e um na Dinamarca. Os outros foram todos na Alemanha.
Os hospitais do país estão tendo dificuldades para lidar com o enorme fluxo de vítimas, disse o ministro da saúde, Daniel Bahr, no domingo. Em Hamburgo, epicentro do surto que começou há três semanas, os médicos têm dispensado pacientes com doenças menos graves, para poder atender às pessoas atingidas por uma cepa rara e extremamente tóxica da bactéria.
Autoridades alemãs estão correndo para rastrear a origem do patógeno. A principal suspeita é de que as pessoas tenham adoecido por comer alfaces, tomates, pepinos ou outros vegetais crus usados em saladas na Alemanha.
Os cientistas estão seguindo uma série de teorias sobre onde a cepa da bactéria E.coli pode ter surgido. Especialistas disseram ao jornal "Welt am Sonntag" que ela pode ter se espalhado a partir de uma unidade de biogás. Durante o processo de fermentação de biogás, frequentemente novas bactérias se desenvolvem.
No sábado, um microbiologista disse que as autoridades haviam identificado um restaurante na cidade Lübeck como um possível lugar onde a bactéria foi passada aos seres humanos. Pelo menos 17 pessoas infectadas com a E.coli haviam comido lá.
O ministro da agricultura do estado de Lower-Saxony, logo ao sul de Hamburgo, Gert Lindemann, disse neste domingo (5) que brotos de feijão cultivados localmente podem ser a "mais convincente'"causa do surto mortal da bactéria.
Em comunicado, o ministério afirmou que os brotos de feijão da companhia foram entregues a restaurantes e empresas que prestam serviços de alimentação nos estados de Hamburgo, Schleswig-Holstein, Mecklenburgo-Pomerânia Ocidental, Hesse e Baixa Saxônia.

0 comentários: