sexta-feira, outubro 14, 2011

MONTES CLAROS SE DESTACA NA ECONOMIA MINEIRA

Minas Gerais vive um bom momento na abertura de empresas de acordo com dados divulgados em setembro pela Junta Comercial de Minas Gerais. O crescimento, segundo a Junta, foi de 17%, no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A justificativa é que os empresários encontram mercado consumidor favorável e ajudam a incrementar a geração de renda. Os dados revelam que nos primeiros seis meses de 2011 foram abertas 66.318 empresas, 9.651 a mais que em 2010, quando de janeiro a julho foram abertas 56.667.
Essa onda de crescimento também pode ser percebida no interior do estado. Montes Claros, por exemplo, registra uma forte expansão no setor industrial e de serviços com a chegada de novas empresas de grande, médio e pequeno porte, principalmente as franquias. Na maior cidade do Norte de Minas, a Junta Comercial registrou 2.310 novas empresas. No ano passado foram 3.188. “Estão sendo abertas indústrias, empreendimentos franqueados com os crescimentos dos shoppings. Montes Claros experimenta uma tendência de crescimento, vários empresários tem procurado investir em setores, que ainda não tem mercado especializado na cidade”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais - FIEMG, regional Norte, Ariovaldo Melo Filho.
O empresário, Sidney Souto Barbosa, apostou num novo mercado de serviço e prepara para abrir uma franquia na cidade, uma prestadora de serviço que atua há mais de 17 anos no mercado. “É uma franquia, capaz de facilitar o acesso a certidões, protestos, registros, escrituras, autenticações, averbações e muito mais, de qualquer cidade do país”, afirma. Ele conta que optou por Montes Claros por enxergar na cidade um grande mercado consumidor. “Nosso objetivo é atender a empresas de diferentes ramos, faculdades, imobiliárias, advogados, e a cidade se transformou em um grande polo em educação e saúde”, acrescenta.
O presidente da ACI - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros, Adauto Marques, enxerga que o setor de serviços seja fundamental para o crescimento da cidade pela crescente demanda do mercado especializado. “Os grandes investimentos em infraestrutura, indústrias de extrativismo, as perspectivas de crescimento para a região, além daquilo que já existe, um polo de educação, de saúde, tudo isso demanda serviços para alimentar e subsidiar essa cadeia”, relata Adauto Marques. Tem ainda a geração de empregos e a possibilidade de inovação. “Novas tecnologias são necessárias e fazem parte do processo de desenvolvimento da região. O que mostra que é o crescimento é algo que se consolida cada vez mais. Gera empregos e as empresas que chegam encontram mão de obra qualificada”, salienta o presidente da ACI.
Quem entrou no mercado este ano comprova o bom momento para abrir uma empresa na cidade. “Abrimos a empresa há dois meses e já tivemos uma boa resposta do mercado. Apostamos no ramo de serviços, franquia de controle de vetores e pragas urbanas com credibilidade nacional e internacional, serviço altamente especializado inexistente na região norte-mineira. Nossa área de atuação é todo Norte de Minas e ainda Vale do Jequitinhonha, portanto a expansão dos nossos negócios será desde o fortalecimento dos serviços em Montes Claros e, em Diamantina e região, que têm muito problema com cupim devido ao patrimônio histórico, entre outras pragas e ainda promover o pronto-atendimento por meio de escritórios locais nas principais cidades norte-mineiras, como em Jaíba, por exemplo, que já temos uma excelente clientela preocupada com qualidade, segurança e saúde”, comemora o empresário, Aurélio Burnier Malta. (Leonídia Rodrigues – Onda Publicidade)

0 comentários: