terça-feira, outubro 11, 2011

MORRE EM SÃO PAULO HUMORISTA JOSÉ VASCONCELOS

O humorista José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto morreu na madrugada desta terça-feira (11) em São Paulo. Ele completou 85 anos em março e estava internado Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas. Sua morte foi anunciada às 4h40.
Um dos últimos trabalhos de José Vasconcelos foi como o gago Ruy Barbosa Sá Silva, da Escolinha do Barulho, da Rede Record. Ele sofria de Alzheimer e passou seus últimos dias de vida em Itatiba, cidade do interior paulista. O humorista foi casado com dona Irene até o fim de sua vida. Com ela teve três filhos.
De acordo com um amigo da família, o velório deve acontecer ainda nesta terça-feira e será discreto. A pedido do próprio ator, o corpo deve ser cremado em Embu das Artes, também em São Paulo.
José Vasconcelos nasceu em Rio Branco, no Acre e começou a trabalhar no rádio, fazendo imitações. Ele tinha o sonho de criar a Vasconcelândia, um parque de diversões semelhante à Disneylândia, em Guarulhos, São Paulo. Mas essa vontade acabou não se concretizando.
Ele foi o primeiro artista a escrever e interpretar um programa de humor na TV Brasileira. "A toca do Zé", foi veiculado em 1952 pela TV Tupi. Além disso, por causa de sua facilidade com as línguas, Vasconcelos apresentou, nos anos 70, um show totalmente em francês. Vasconcelos também fez parte do elenco de "Escolinha do Professor Raimundo", da Rede Globo.
O humorista se destacou também no teatro, onde tinha o costume de inovar e improvisar. Em uma de suas apresentações surpreendeu o público ao encenar um esquete previamente imaginado, mas nunca ensaiado. Trata-se da famosa cena de dois velhinhos tentando apagar a vela do quarto de um hotel, em uma noite de blecaute. Vale ressaltar que a ideia surgiu, justamente, por ter acabado a luz durante o espetáculo.
O humorista também ganhou um documentário sobre sua trajetória. "Ele é o espetáculo - Uma homenagem a José Vasconcelos", de Jean Carlos Szepilovski e Ricardo José Haynal, que tem narração do próprio protagonista, conta com depoimentos de Jô Soares, Chico Anysio e Silvio Santos.
Nos últimos anos o humorista ficou afastado da TV para cuidar da saúde.

0 comentários: