quarta-feira, julho 22, 2009

MOC: SECRETÁRIO DESCARTA GRIPE SUÍNA

Um dos dois caminhoneiros da cidade de Casca, no Rio Grande do Sul, um de 30 e outro de 47 anos, internados terça-feira, 21, no Hospital Aroldo Tourinho, de Montes Claros, sob suspeita de serem portadores do vírus da Influenza A, a gripe suína, já foi liberado, conforme adiantou A PROVÍNCIA..

De acordo com Geraldo Hélvio, administrador geral do hospital Aroldo Tourinho, os pacientes de fato foram recebidos e imediatamente isolados, após avaliação clínica de uma médica infectologista.

Revela que, depois de feita a avaliação, um dos pacientes, de 30 anos, foi liberado e o outro transferido para a Santa Casa.

A reportagem esteve na Santa Casa, onde a assessoria de comunicação informou que somente a secretaria municipal de Saúde poderia falar sobre o assunto.

Poucos minutos antes de viajar, o secretário de saúde José Geraldo de Freitas Drumond (foto)afirmou à reportagem que os dois pacientes não estão com gripe suína, tendo ambos sintomas leves de gripe comum. E confirmou a liberação de um dos pacientes.

José Geraldo frisa que o fato de terem sido levados para o hospital Aroldo Tourinho quebra o protocolo e a indicação do ministério da Saúde, que é de levar pessoas suspeitas da gripe suína para as unidades de saúde como, por exemplo, o PSF - Programa de saúde da família.

José Geraldo de Freitas Drumond afirma que a secretaria de Saúde dispõe de uma equipe preparada para orientação diante de possíveis casos.

Revela que, pelas informações de que dispõe, o outro paciente, de 47 anos, também deverá ser liberado, tendo em vista que o quadro não requer internação. (Reportagem: Samuel Nunes)

1 comentários:

Anônimo disse...

A gripe não é suína. É aviária... depois que o Hospital Aroldo Tourinho Virou Hospital Pombo Correio...