sexta-feira, julho 24, 2009

A NOTÍCIA MAIS IMPORTANTE DO SÉCULO XXI

Na opinião do jornalista Waldir Senna Batista, um dos mais respeitados e conceituados da imprensa mineira, está em pleno andamento um empreendimento que deverá ser a redenção do Norte de Minas (leia PRIMEIRO PLANO). Trata-se da execução, pelas mineradoras Vale, CSN e Votorantin, do projeto Novo Horizonte, destinado à exploração de reserva estimada em 12 bilhões de toneladas de minério de ferro, na área abrangida pelos municípios de Salinas, Rio Pardo de Minas, Grão Mogol e Porteirinha.
Grupos de empresas siderúrgicas iniciarão, em 2011, a exploração das reservas, com investimentos de R$ 2,4 bilhões e a geração de 3 mil empregos diretos.
Prevê-se a produção de 20 milhões de toneladas de pelotas de ferro por ano, com perspectiva de alcançar 50 milhões de toneladas. A descoberta, na realidade antecipada na década de 1960 em artigos publicados pelo extinto
O Jornal de Montes Claros, não se restringe a minério de ferro, incluindo também minerais não metálicos, como argila e albita.

1 comentários:

Délio Pinheiro disse...

Caro Reginauro, parabéns pelo excelente blog. Quero corrigir uma pequena informação. A quarta cidade a ser beneficiada com a mega extração de ferro é Serranópolis de Minas, e não Porteirinha, conforme está noticiado. Serranópolis é um antigo distrito de Porteirinha e imagino que isso explique o equívoco. É uma ótima chance para corrigir essa informação desencontrada, que ven sendo divulgada por várias veículos de comunicação. Obrigado, Délio Pinheiro, jornalista.