quarta-feira, julho 22, 2009

TIRA ROUPA E TENTA SUICÍDIO EM HOSPITAL

Era para ser uma terça-feira como outra qualquer no pronto atendimento do Hospital Universitário Clemente de Faria. Entretanto, por volta das 17h de ontem, cenas marcantes presenciadas por quem aguardava atendimento e funcionários daquela instituição hospitalar demonstraram, uma vez mais, o caos em que se encontra a saúde pública no país e, por conseguinte, até onde um ser humano pode chegar, ou seja, no ápice do desespero à procura de atendimento médico, que lhe é teoricamente garantido na Constituição federal. De acordo com pessoas no local, a triagem não foi feita quando da chegada do paciente.


O jovem João Leonardo Fonseca tentou suicídio, chorou copiosamente, sorriu de forma irônica da situação vivenciada por ele próprio, cortou um dos braços, despiu-se totalmente por duas vezes e gritou de cima do balcão de atendimento do Hospital Universitário. Tudo isso por mais de duas horas, para chamar a atenção de médicos ou mesmo da direção do hospital, mas sem êxito.


De acordo com pastor Altemar, que também é vereador em Montes Claros, o jovem rapaz faz tratamento de dependência de drogas em sua clínica de reabilitação, e que o desespero é consequência da abstinência. Revela que peregrinou por alguns hospitais da cidade até chegar ao Universitário, onde tudo aconteceu.


Por volta das 18h, uma viatura da PM foi chamada ao local pela direção do hospital. O rapaz continuava a gritar. Funcionários do hospital corriam pelos corredores e saíam dos seus postos de trabalho, outros choravam diante de um quadro considerado estarrecedor. Funcionários que fazem a segurança no hospital procuravam passar tranquilidade ao rapaz. Depois de toda essa novela da vida real em busca de atendimento, depois das 19h ele foi levado para determinado local dentro do hospital, para ser finalmente atendido. (Reportagem: Samuel Nunes)

2 comentários:

Emerson Soares disse...

Onde vamos chegar!!! Agora, o rapaz que expressou "de sua forma" o que milhoes de brasileiros gostariam de protestar, é considerado pessoa em tratamento de drogas; pode ser, mas que expressa a vontade da população de colocar a boca no trombone, isso sim.

Nalva Martins disse...

Já leram a "Carta do SUS" ? Eu já, ele garante aos usuários do SUS DIGNIDADE no Saúde Publica não sabe ler! constrangedor um ser humano passar por tudo isso... Carta do SUS?

A “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde” traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado. A Carta é uma importante ferramenta para que você conheça seus direitos e, assim, ajude o Brasil a ter um sistema de saúde ainda mais efetivo.

Os princípios da Carta são:

1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos. ahahahaha Ela existe mesmo