sábado, março 12, 2011

CAMISONA REVOLTA PROVÍNCIA ONDE NASCEU CAMISINHA

Konin, cidade provinciana da Polônia, é o local onde nasceu Julius Fromm, o inventor da camisinha moderna. E agora cenário de uma grande polêmica: um grupo de artistas poloneses colocou um preservativo gigante em uma fonte conhecida como "Pênis". A picardia provocou a revolta dos católicos locais e logo se espalhou pelo país europeu, terra de João Paulo II.
Waldemar Duczmal, porta-voz do grupo, disse que a inicitaiva não tem nada a ver com controle de natalidade, mas sim uma provocação. Segundo ele, a camisinha foi posta no "Pênis" para pregar a tolerância na Polônia e fazer oposição a uma estátua de 37 metros de Jesus Cristo erguida recentemente na cidade de Swiebodzin. O membro do Action Konin disse que a cobertura televisiva da inauguração da estátua mostrou uma imagem clichê da Polônia, retratada como um país onde o fundamentalismo religioso impera - para Waldemar, uma imagem equivocada.
A conservadora e supercatólica Konin ainda tem problemas para lidar com o fato de ser a cidade natal de Fromm. Muitos moradores reclamam que Konin virou alvo de chacotas. Segundo o terapeuta sexual Zbigniew Lew-Starowicz, a localidade deveria se orgulhar do inventor e erguer um memorial para ele, mostra reportagem do "Independent".

0 comentários: