sexta-feira, março 11, 2011

PELO MENOS 300 MORTOS EM TERREMOTO NO JAPÃO

A costa nordeste do Japão foi sacudida nesta sexta-feira por um terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter que gerou uma tsunami de dez metros que arrastou carros e construções nas cidades litorâneas perto do epicentro. Ao menos 300 pessoas morreram e outras centenas ficaram feridas. É o maior tremor já registrado na história do país, que mantém dados sobre abalos há 140 anos. De acordo com o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, não há registro de brasileiros mortos ou feridos na tragédia. Segundo ele, há 254 mil brasileiros no país, mas a maioria se concentra em Tóquio.
A capital também foi afetada pelo tremor, mas não foi devastada pela onda gigante como outras cidades. O alerta de tsunami se estende do México à América do Sul, mas a maior preocupação é com as ilhas do Pacífico. No Japão, há temor em relação às usinas nucleares e uma delas foi colocada em estado de emergência após uma falha no sistema de resfriamento.

O terremoto aconteceu às 14h46m (2h46m no horário de Brasília). O epicentro foi localizado a 24 quilômetros de profundidade e a 130 quilômetros a leste da cidade de Sendai. O abalo foi seguido por uma série de réplicas, entre elas uma com uma magnitude de 7,4 graus.
Em Tóquio, os prédios oscilaram violentamente. A cidade ficou sem transporte público, com os serviços de telefone celular instáveis e algumas construções em chamas.
Após o tremor, a tsunami arrasou tudo o que encontrou em sua passagem pela costa japonesa, incluindo casas, carros, prédios incendiados e embarcações. Cerca de quatro milhões de casas estão sem energia elétrica em Fukushima.
As imagens da televisão pública NHK mostraram inundações em vários povoados da costa japonesa. A emissora mostrou uma coluna de água arrastando escombros em uma zona agrícola costeira perto da cidade de Sendai, onde há uma população de um milhão de pessoas.
A televisão também exibiu imagens de embarcações, carros e caminhões flutuando na água depois de uma tsunami ter atingido a cidade de Kamaichi, no norte do país. Também foi vista fumaça elevando-se sobre uma zona industrial na área de Isogo, em Yokohama. Já a prefeitura de Wakayama ordenou a retirada de 20 mil pessoas depois de emitir alertas de tsunami.

A costa nordeste do Japão, chamada de Sanriku, já sofreu o impacto de terremotos e tsunamis no passado. Na quarta-feira foi registrado um terremoto de 7,2 graus na região.
Em 1933, um terremoto de magnitude de 8,1 graus na área causou cerca de 3 mil mortes, e no ano passado algumas instalações pesqueiras sofreram danos depois de uma tsunami provocada por um terremoto no Chile.
Os tremores são comuns no Japão, uma das áreas com maior atividade sísmica do mundo e mais preparada para os abalos. No país ocorrem cerca de 20% dos terremotos de magnitude 6 ou superior que ocorrem no mundo.

0 comentários: