quinta-feira, março 10, 2011

FREIRA ROUBA 850 MIL DÓLARES DE UNIVERSIDADE

Uma freira católica encarregada de parte das finanças de uma universidade de Nova York se declarou culpada por ter roubado US$ 850 mil da entidade para a qual trabalhava e pode pegar uma pena de até dez anos de prisão, informaram nesta quinta-feira (10/03) fontes judiciais.
Marie Thornton, de 63 anos, vice-presidente do departamento financeiro do Iona College de New Rochelle (Nova York), reconheceu perante um juiz de Manhattan que durante dez anos se apoderou ilicitamente da quantia, afirmou a promotoria do Distrito Sul de Nova York em seu site.
Marie reconheceu que de 1999 até maio de 2009 se dedicou a criar faturas falsas para se apropriar dos fundos da entidade educativa, à qual também roubou apresentando faturas de despesas pessoais como se se tratasse de profissionais. Além disso, a religiosa também conseguiu pagar as faturas de seus cartões de crédito pessoais durante anos.
Como o Iona College recebe fundos federais, a freira foi acusada de desvio de fundos de uma entidade que se nutre de dinheiro público, um crime que pode fazer sua pena chegar a dez anos de prisão e, além disso, pagar uma multa de US$ 250 mil ou o dobro do lucro bruto obtido com o desfalque.
O promotor Preet Bharara se mostrou esperançoso de que a universidade recupere a totalidade do dinheiro roubado pela freira e detalhou que esta conhecerá sua sentença possivelmente em meados de maio.

0 comentários: