sábado, outubro 10, 2009

ATÉ FIDEL APLAUDE NOBEL PARA OBAMA



O líder cubano Fidel Castro afirmou, em um artigo publicado neste sábado (10), que a atribuição do prêmio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama , é uma “medida positiva” destinada a criticar “a política genocida” de muitos de seus predecessores. “Nem sempre compartilho das posições dessa instituição (o comitê Nobel), mas me vejo obrigado a reconhecer que neste instante foi, ao meu juízo, uma medida positiva”, escreveu o ex-presidente cubano, de 83 anos, em um artigo publicado na página da web cubadebate.cu.
Fidel escreveu ainda que o prêmio, que Obama afirmou que irá doar para a caridade, é quase um consolo por Chicago ter perdido o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016 para o Rio de Janeiro. “Compensa o revés que sofreu Obama em Copenhague, ao ser designado o Rio de Janeiro, e não Chicago, como sede das Olimpíadas de 2016, o que provocou irados ataques de seus adversários de extrema direita”, acrescentou.
Considerando que “muitos opinaram que (Obama) não ganhou o direito a receber tal distinção”, Fidel disse querer “ver na decisão ‘mais que um prêmio’ ao presidente dos Estados Unidos, mas uma crítica à política genocida que seguiram não poucos presidentes desse país, os quais conduziram o mundo à encruzilhada onde hoje se encontra; uma exaltação à paz e a busca de soluções que conduzam a sobrevivência da espécie”.

0 comentários: