domingo, outubro 04, 2009

MUNDO CHORA A PERDA DE MERCEDES SOSA

Fãs de Mercedes Sosa se mobilizaram neste domingo (4) para se despedir da cantora, que morreu em Buenos Aires, aos 74 anos, em consequência de uma doença hepática complicada por problemas respiratórios.

O corpo foi velado no Congresso argentino e muitos admirados levaram flores e foram fazer sua última homenagem a uma das intérpretes mais conhecidas da música regional latino-americana, e uma das artistas mais famosas na Argentina depois de Carlos Gardel e Astor Piazzolla.

Ela havia sido internada em 18 de setembro, depois de ter sofrido uma complicação renal, mas seu estado piorou nos últimos dias por causa de uma falha cardiorrespiratória.

Mercedes Sosa simboliza a voz da música latino-americana que, em mais de trinta anos de carreira, percorreu todos os países do continente.

De nacionalidade argentina e nascida no ano de 1935, Mercedes já mostrava talento desde a sua infância, cantando e dançando. Aos 15 anos venceu um concurso de jovens talentos e dez anos mais tarde iniciou o “Movimento Del Nueva Cancion” considerado precursor das canções de protesto. Porém, somente em 1965 veio seu primeiro álbum.

Envolvida em movimentos políticos, foi presa e saiu da Argentina em 1979, ficando três anos no exílio.

Ganhou o Grammy Latino de melhor álbum folk e gravou mais de 40 discos em parceria de grandes talentos como Milton Nascimento. La Negra se notabilizou em canções de compositores famosos como Victor Jarra e Violeta Parra, autores das obras-primas ‘Gracias a La Vida’ e ‘Duerme Negrito’, que na voz de Mercedes Sosa ganharam uma interpretação inesquecível.

MERCEDES SOSA - OBRIGADO À VIDA (De Violeta Parra)

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me dois olhos que, quando os abro
perfeitamente distingo o preto do branco
e no alto céu, o seu fundo estrelado
e nas multidões, o homem que eu amo.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me o ouvido que, em toda a amplitude,
grava, noite e dia, grilos e canários
martelos, turbinas, latidos, chuviscos
e a voz tão terna do meu bem amado.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me o som e o abecedário
e, com ele, as palavras com que penso e falo
mãe, amigo, irmão e luz iluminando
a rota da alma de quem estou amando.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me a marcha dos meus pés cansados
com eles andei por cidades e charcos,
praias e desertos, montanhas e planícies
pela tua casa, tua rua e teu pátio.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me o coração que todo se agita
quando vejo o fruto do cérebro humano,
quando vejo o bem tão longe do mal,
quando vejo no fundo do teus olhos claros.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me o riso e deu-me o pranto
assim eu distingo a felicidade da tristeza,
os dois materiais de que é feito o meu canto
e o canto de todos, que é o meu próprio canto


Obrigado à Vida
Obrigado à Vida
Obrigado à Vida
Obrigado à Vida

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o seu blog! Parabéns! E as músicas da Mercedes Sosa são lindas!
Boa noite!

Anônimo disse...

Bom dia!
Talvez vire vício vir aqui... mto bom o seu blog. Já dei boas risadas com as piadinhas... Nada melhor em uma segunda-feira!
Parabéns e obrigada por tão boa escrita!
Ma