segunda-feira, março 22, 2010

VISITA ANTECEDE JÚRI DO CASAL NARDONI

A pedido dos advogados de defesa, a justiça de São Paulo foi suspenso e depois reiniciado o julgamento do casal Nardoni, acusado do assassinato da menina Isabela. Eles solicitaram a visita ao local do crime, por parte dos setes jurados, antes de iniciada propriamente a sessão do júri, que pode durará de quatro a cinco dias. A sessão de hoje foi aberta às 14h17, com mais de uma hora de atraso e, momentos depois, a madrasta de Isabela, Ana Carolina, sentiu-se mal e foi atendida no fórum de Santana.

Horas antes do início do julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados da morte da menina Isabella Nardoni, o advogado criminalista Roberto Podval, que defende o casal, visitou na manhã desta segunda-feira (22) o Edifício London, na Zona Norte de São Paulo, onde o dois moravam e a menina morreu.

Podval foi ao local acompanhado de Alexandre Nardoni, avô de Isabella, e de outro advogado do casal, Ricardo Martins. Eles subiram até o apartamento do sexto andar onde aconteceu o crime. Podval ficou por um tempo olhando da janela de onde a menina teria sido jogada. Depois, seguiu até uma das sacadas do apartamento. Junto com uma assistente, ele saiu levando várias sacolas.

O pai e a madrasta da menina assassinada negam o crime: alegam que uma terceira pessoa o cometeu. Mesmo assim, eles estão presos preventivamente desde abril de 2008 até serem julgados. Para o Ministério Público, o casal discutiu, depois a madrasta esganou Isabella e o pai a jogou pela janela do sexto andar do Edifício London.
Apesar de o Código de Processo Penal prever que 25 jurados devem ser sorteados para estarem presentes no dia marcado para o júri, serão 40 no caso do julgamento do casal Nardoni. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) diz que foram sorteados 15 a mais por garantia. Desses, 23 são mulheres e 17, homens. Os integrantes do júri precisam ter mais de 18 anos, nenhum antecedente criminal e morar na cidade de São Paulo.
Apenas sete jurados irão compor o conselho de sentença. O sorteio ocorre no dia do julgamento. A defesa e acusação têm o direito de, cada uma, recusar três jurados sorteados. Depois da escolha, os outros jurados presentes são dispensados. Durante os dias de julgamento – estão previstos até cinco – os integrantes do conselho ficam incomunicáveis. Eles irão dormir e fazer as refeições dentro do Fórum de Santana.
A lei 11.689, de junho de 2008, fez algumas alterações no Código de Processo Penal. Agora, o interrogatório dos réus é feito após o depoimento das testemunhas. Até então, os acusados do crime eram ouvidos primeiro. Isso foi feito, segundo os juristas, para garantir a ampla defesa dos réus.

0 comentários: