domingo, março 21, 2010

ASSASSINATO DE GLAUCO E O SANTO DAIME

Principalmente depois do duplo assassinato do cartunista Glauco Villas Boas e de seu filho Raoni, uma polêmica está abalando os brasileiros: o chá do Santo Daime é perigoso? Pode matar? Será verdade ou mito? Esta breve pesquisa procura ajudar você a entender de que se trata. Aliás, qual é a sua opinião a respeito? Vejamos.

HISTÓRIA, DOUTRINA , IGREJA DO SANTO DAIME

A história da Doutrina Santo Daime começa com o nascimento de Raimundo Irineu Serra, em São Vicente do Ferré no dia 15/12/1892, no estado do Maranhão. Irineu, um negro alto com 2 metros de altura, filho do ex-escravo Sancho Martino e Joana Assunção, é o fundador da Doutrina Santo Daime.
Foi tão grande a saudade da floresta, que Irineu resolve voltar ao seringal, onde conheceu aquele que se tornou um grande amigo: Antonio Costa.

Antonio Costa falava para Irineu sobre um xamã peruano de nome Pisango, que realizava trabalhos com um chá de nome ayahuasca, até que um dia convida-o para uma sessão. Irineu, pensando, respondeu :

- Bom eu vou tomar, se for coisa que me agrade, que me sirva, que dê nome ao homem, se for coisa de Deus, eu prometo levar para o meus amigos…
Participando da sessão, ao tomar a bebida percebeu uma sensação diferente, um estremecimento interno, uma força estranha e viu um enorme brilho no local. Um dos participantes evocou o demônio para ganhar dinheiro, mas, ao invés de Irineu ver demônios, como afirmavam os caboclos, ele só viu a cruz cristã de várias formas diferentes, uma cruz que percorreria o mundo inteiro. E percebeu que a bebida o conectava com Deus. Ao terminar a sessão, que contava com 12 pessoas, Dom Pisango exclamou:
- Só Raimundo Irineu entendeu esse trabalho e é quem tem a condição de levá-lo para frente. O resto vive iludido e só pensa em dinheiro.

RECEITA DO CHÁ DO SANTO DAIME

O Chá Daime é feito a partir do cipó mariri (Banisteriopsis caapi) e folhas da erva chacrona (Psychotria viridis), originárias da Amazônia. E possui em sua composição química diversas substâncias, sendo a mais importante a Dimetiltriptamina (DMT), responsável por atuar no cérebro, regulando a produção e absorção de serotonina, dopamina e noradrenalina, o que gera uma sensação de bem estar por longos períodos de até oito horas. Uma vez consumida, tem efeito imediato.

O consumo é regrado e dotado de simbolismo religioso, desde o preparo até o consumo.

EFEITOS DO CHÁ SANTO DAIME

O chá de Santo Daime é um alucinógeno. Tal propriedade se deve à presença nas folhas da chacrona de uma substância alucinógena denominada N,N-dimetiltriptamina (DMT). O DMT é destruído pelo organismo por meio da enzima monoaminaoxidase (MAO). No entanto, o caapi possui uma substância capaz de bloquear os efeitos da MAO: a harmalina. Desse modo, o DMT tem sua ação alucinógena intensificada e prolongada.

Quais riscos à saúde do Chá de Santo Daime?

Pode haver sensação de medo e perda do controle, levando a reações de pânico. O consumo do chá pode desencadear quadros psicóticos permanentes em pessoas predispostas a essas doenças ou desencadear novas crises em indivíduos portadores de doenças psiquiátricas (transtorno bipolar, esquizofrenia).

E você, o que acha dessa religião? Teria coragem de tomar esse chá? Conhece alguém que participe ou já tomou o chá? Deixe seu comentário e saiba mais sobre Irineu do santo daime

0 comentários: