domingo, abril 04, 2010

TERREMOTO DE 7,2 NOS EUA E NO MÉXICO

O Serviço Sismológico Nacional (SSN), do México - a exemplo do Serviço Geológico dos EUA (USGS) - elevou de 6,9 para 7,2 a magnitude do forte terremoto que sacudiu, neste domingo (4), o estado mexicano da Baixa Califórnia (noroeste) e teme que tenha podido causar danos, embora ainda não haja informações a respeito, disse o chefe da organização, Carlos Valdez, à AFP.

"É uma magnitude importante, com potencial para gerar alguns danos porque não está muito longe da população", explicou Valdez.
Segundo o SSN, o terremoto ocorreu às 15h40 locais (19h40 de Brasília) a 18 km ao sudeste da capital da Baixa Califórnia, Mexicali, um município fronteiriço com os Estados Unidos e que tem 900 mil habitantes.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos emitiu um comunicado em que informa que houve réplicas de 3,8 e 3,6 graus de magnitude e, além disso, outro terremoto, de 5,1 graus no sul da Califórnia americana.
Essa última réplica aconteceu às 16h15 local (20h15, Brasília) a 16,9 quilômetros de profundidade e a um quilômetro de Imperial (Califórnia).

O Centro de Informação sobre Terremotos mexicano informou que houve dez réplicas após o tremor, a mais forte de 5,4 graus Richter.

Ao "Los Angeles Times", sismólogos do Instituto de Tecnologia da Califórnia disseram que 20 milhões de pessoas nos dois países sentiram o abalo.

Em Mexicali, "pelo menos um edifício colapsou e outros prédios públicos e privados têm alguns danos", explicou Alfredo Escobedo, diretor da Defesa Civil à emissora CNN en español.

O funcionário alertou que o balanço seguramente deve ser maior porque, por ser domingo, é possível que muitos imóveis comerciais e escolas não tenham sido verificados. "Temos alguns feridos, mas não graves. Não temos informes de pessoas que tenham perdido a vida até o momento", acrescentou Escbedo.

0 comentários: