terça-feira, janeiro 13, 2009

BISPO GAY TAMBÉM VAI PARTICIPAR DA POSSE DE OBAMA

ALEGRIA EM NOME DE DEUS
Um bispo homossexual assumido fará uma oração pelo presidente eleito Barack Obama durante um evento ligado à posse, no domingo (18), o que pode atenuar a polêmica em torno de um pastor anti-gay que fará a invocação principal.
O bispo Gene Robinson, da Igreja Episcopal New Hampshire, falará no domingo na escadaria do Memorial Lincoln, onde o ativista dos direitos civis Martin Luther King fez o seu famoso discurso "I Have a Dream" (Eu tive um sonho), em 1963.
"Fico estupefato e recebo com humildade este convite", disse Robinson, por telefone.
Muitos ativistas democratas e da causa homossexual criticaram Obama por ter escolhido o pastor evangélico Rick Warren para fazer a invocação da posse, na terça-feira (20), já que isso estaria violando as promessas de inclusão feitas pelo partido.
O próprio Robinson comparou a escolha de Warren a uma bofetada na cara, mas na segunda-feira disse não acreditar que tenha sido convidado para contrabalançar as críticas, embora tenha admitido que sua oração deve atrair a simpatia dos homossexuais. "É importante que as pessoas se sintam representadas", disse.
O convite ao bispo, que manifestou apoio a Obama desde maio, veio há cerca de duas semanas. Os dois se conheceram durante as primárias presidenciais.Warren, pastor de uma megaigreja do sul da Califórnia, é conhecido por sua atuação contra a pobreza e pela saúde, mas também por ter conclamado seus fiéis a votarem pela Proposição 8, uma lei estadual, aprovada em plebiscito em novembro, que proibia o casamento gay.

0 comentários: