sábado, janeiro 17, 2009

CAFÉ SALGADO INVADE A CHINA DOS SABORES EXÓTICOS

MODA PEGOU EM TAIWAN
O paladar ocidental pode até estranhar, mas em uma terra onde insetos fritos são um petisco tradicional e bolo de sangue de porco é sobremesa, claro que café salgado seria um sucesso. A moda pegou em Taiwan e está prestes a invadir a China.
Os responsáveis pela criação da bebida foram os chefs do 85ºC Bakery Cafe, a mais popular rede de cafés da ilha, que tem esse nome porque essa é a temperatura ideal para passar o café. Eles hesitaram seis meses antes de soltar a novidade mas, quando ela chegou aos balcões, tornou-se o produto mais vendido da rede.
O que inspirou os chefs a salpicar punhados de sal no café foi o hábito taiwanês de jogar sal nas frutas – como o abacaxi e o melão – para destacar sua doçura, afirmou a porta-voz do café. Segundo uma taiwanesa, os habitantes da ilha são "gananciosos". "Nós gostamos de todos os sabores de uma só vez".
O segredo do sucesso é a sequência de sabores que a bebida proporciona, asseguram os chefs. Primeiro é saboreado o sal, que faz aflorar os sentidos. Em seguida, as pupilas sentem o adocicado do café, que deve estar bem cremoso. "Por causa do contraste de texturas, você saboreia o sal e o café em diferentes momentos", disse uma cliente depois de provar seu primeiro café. “É uma experiência multi-sensorial que dá certo”.
A mistura de sabores é uma marca da cozinha oriental, especialmente a da China e de Taiwan – que fazia parte do território chinês e reivindica sua independência desde 1949. Isso pode ser refletido nos chás populares da ilha, que são feitos com uma mistura de chá quente ou gelado com suco de frutas e bolas de tapioca para mascar.
O sucesso do café salgado e o gosto pelas misturas exóticas inspiraram os donos do 85ºC, que agora apostam no café misturado com frutas frescas. Já a sensação salgada está em fase de testes na China. Se a ideia também vingar no continente, a rede deve exportá-lo também para suas lojas na Austrália e nos Estados Unidos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber da receita! Estamos desenvolvendo um plano de negócios na faculdade, no qual nossa empresa será uma cafeteria. Estaremos apresentando algumas variedades de café, e o principal será o café salgado. Nos ajudaria muito se alguém nos informar! Meu e-mail: emersonramos@msn.com

Obrigado..