sexta-feira, janeiro 16, 2009

A FAVORITA: RESPOSTAS DO AUTOR AOS INTERNAUTAS

O QUE DIZ JOÃO EMANUEL
A oportunidade foi única e os internautas aproveitaram! Foram mais de duas mil perguntas enviadas aqui pelo site para João Emanuel Carneiro, o autor de A Favorita. Algumas foram selecionadas e as respostas de João você lê logo abaixo. Confira!

Raoni Dantas: Você já conheceu alguma Flora?

JOÃO EMANUEL: Oi, Raoni. Eu nunca conheci, graças a Deus, nenhuma pessoa como a Flora. Como sempre disse, essa novela não pretende ser real, ela é uma fábula e a Flora foi criada – assim como a Donatela - para dar a linha de tudo o que eu pretendia contar. Mas mesmo sendo uma personagem criada por mim, ela tem sustentação, ela tem uma coerência real que faz o público acreditar na minha fábula.

Jozineidi Inácio: Dizem que novelas é em parte um pedaço da vida real. É possível existir alguém tão vilã como ela?

JOÃO EMANUEL: Claro que sim! A Flora, como eu disse na resposta acima, é uma ficção, mas se não existissem pessoas assim, ninguém acreditaria nela, teria raiva dela, desejaria castigo para ela.

Jorge Curvello: Qual será o tema de sua próxima obra?

JOÃO EMANUEL: Jorge, eu ainda não sei! Agora, depois dessa maratona que foi A Favorita, tiro férias e por enquanto só penso nisso: descansar e cuidar de mim. Mas já já, começo a pensar em alguma coisa...

Leandro Ferreira: Parabéns pela novela. É mais um grande sucesso. Eu só gostaria de saber, como foi fazer a novela? A história toda foi criada antes?

JOÃO EMANUEL: Leandro, obrigado! Adorei fazer essa novela, apesar de ser exaustiva. Nas minhas novelas, as coisas acontecem, tudo é muito ágil e pra isso acontecer nessa velocidade é muita página escrita! Tenho que pensar e criar o tempo todo por que praticamente em todos os capítulos tem um ápice, algo que muda um rumo. E sim, a história toda foi criada antes, quando comecei a escrever eu já sabia a história que queria contar e não mudei nada, mesmo com os apelos de vocês em certas situações como a morte do Gonçalo. Fazia parte da trama e vocês viram depois que fazia sentido, certo?

Silvestre Mendes: Você tem algum medo de que a novela, de certa forma, marque um "estilo" João Emanuel Carneiro? Fazendo com que o público espere uma próxima novela tão "policial", quanto foi essa?

JOÃO EMANUEL: Silvestre, eu não tenho medo, não. Mesmo por que existe um estilo meu de escrever novelas! O público pode esperar meu estilo de novela. Agora, se ela será policial ou não, aí são outros quinhetos... Você terá de aguardar... E assistir!

Maria de Souza: O Brasileiro é um público muito fiel de novelas. Sei de pessoas que fizeram verdadeiros sacrifícios para não perder sua novela. Você acha que só brasileiro é assim?

JOÃO EMANUEL: Oi, Maria. Eu concordo com você e é por isso que é tão gostoso escrever novela aqui. Mas nosso país tem tradição mesmo de novela, né? Crescemos assistindo e torcendo, se emocionando com as histórias que contaram pra nós. Não é à toa que nossas novelas são produtos de exportação!

Raimundo Moura: Há possibilidades de haver uma continuação da novela "A Favorita”? A novela é muito boa, e a personagem Flora é fantástica, a trama idem.
JOÃO EMANUEL: Raimundo, primeiramente, obrigado. Bom, se a novela terá uma continuação? Poxa, não tinha pensado nisso. É uma ótima sugestão. Mas eu acho que não. A Favorita era pra ser contada dessa forma, durante esses 197 capítulos mesmo.

Lucas Aranha: Eu assisti a todas as suas novelas e notei que as três têm algo em comum: as vilãs terminam ficando loucas. Isso aconteceu com a Bárbara, a Leona e está acontecendo com a Flora. Eu gostaria de saber por que você gosta de dar um fim assim para as suas vilãs?

JOÃO EMANUEL: Por que só mesmo a loucura pra justificar todas as atitudes dessas três pessoas que eu criei! Rs. Agora sério: acho que como as tramas que conto são fábulas, são ficção, uma personagem dessas me dá a possibilidade de criar situações importantes nas minhas histórias. Mas elas não acabam virando loucas, elas são loucas! Mas são engraçadas ao mesmo tempo, tem um humor que faz as pessoas se divertirem. Por isso, sempre deixam saudade.

Alexandre da Costa: Algum ator surpreendeu você? Algum que tenha se saído melhor do que você imaginava?

JOÃO EMANUEL: Olha, eu agradeço a todos os atores que se doaram para fazer a minha novela. Alguns personagens eram menores e por conta do trabalho do ator que o interpretava eu aumentei a trama por que era uma delícia assistir. Muitos me surpreenderam, mas para citar um, uma trama que eu gostava muito era a da Lorena e do Átila, da Catarina, a família Copola.

Augusto Branco: Você acredita mesmo que criminosos como a Diva e o Romildo possam se redimir na vida real?

JOÃO EMANUEL: Olha, Augusto, eu acredito! Pra mim, nessa novela, só a Flora não tem redenção!

(Fonte: G1)

0 comentários: