sexta-feira, janeiro 16, 2009

E A TERRA VOLTA A TREMER EM MOC E OUTRAS CIDADES

FRED SAPÚLIA
O gato até pulou da cama...
A terra voltou a tremer em Montes Claros, pela quarta vez nos últimos anos, no início da noite de ontem, quinta-feira. O tremor foi sentido principalmente nas proximidades do Bairro de Lourdes e até no Centro da cidade, sendo confirmado pelo Observatório sismológico da UnB – Universidade de Brasília. Dias antes, tremores semelhantes, em torno de 2 a 3 graus na escala Richter, haviam sido registrados no interior de Minas.
Em Moc, mais precisamente na Rua Almandina, no Bairro de Lourdes, o tremor assustou moradores como a professora Marli Madureira Batista. Ela conta que é comum os abalos na região, mas que desta vez ocorreu com maior intensidade.
Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília – UnB, o tremor em Moc atingiu 2.3 na escala Richter.
Segundo moradores, o chão e as janelas tremeram. Na Rua João Souto, 834 A, Centro, os jovens Franklin Chaves, Eurico Santos e Silva (Lô), Frederico Santos e Silva (Fred Sapúlia), Michele Oliveira (Shelly) e Emmnuele Moraes (Manu), que organizavam um festival de rock, dizem que sentiram o tremor no início da noite.
- O gato até pulou da cama, diz Fred.
Segundo eles, o chão e as janelas tremeram. Até a manhã desta sexta-feira (16), não há informações sobre casas danificadas e feridos. O fenômeno está sendo estudado pelos especialistas do observatório da Universidade de Brasília.
NO SUDOESTE MINEIRO
Um tremor de terra de 3,1 graus na escala Richter atingiu a região Sudoeste de Minas Gerais, segunda-feira. O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Sand França, afirmou que o abalo foi sentido nos municípios mineiros de Delta, Conquista e Uberaba. “Nós ainda não temos uma definição exata do que provocou o tremor ou o local exato onde ocorreu o epicentro. É uma região de falhas e esses abalos podem acontecer”, afirmou França.
Segundo ele, novos tremores pós-abalo podem acontecer na região, porém, geralmente, possuem magnitude menor. Técnicos da UnB devem ir à região para investigar o local exato e o que provocou o abalo.
De acordo com a Defesa Civil de Uberaba, não há registro de feridos ou desabrigados.

0 comentários: