sábado, janeiro 17, 2009

EM BH FALCÕES TIRAM OUTRAS AVES DA ROTA DOS AVIÕES

TREINADOS PARA ATACAR

Falcões, gaviões e cães são usados para afastar aves da rota dos aviões nas proximidades dos aeroportos do país. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) utiliza a técnica desde o primeiro semestre de 2008 no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

Segundo especialistas, o choque com pássaros pode ter sido o motivo do pouso de emergência feito pela aeronave da US Airways com 155 pessoas a bordo nas águas geladas do rio Hudson, em Manhattan, Nova York, na tarde desta quinta-feira (15).

Segundo Abibe Ferreira, superintendente de segurança aeroportuária da Infraero, o uso da falcoaria no aeroporto da capital mineira reduziu significativamente o número de incidentes. "A queda é de 27%. O principal alvo das aves de rapina são garças, urubus, carcarás, pombos e quero-quero".

De acordo com a Infraero, foram registrados 219 colisões de aves com aviões nos 67 aeroportos do país controlados pela empresa. "Esse número é diferente do apresentado pelo Cenipa, pois a área de abrangência dela é maior", afirmou Ferreira.

Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram registrados 550 colisões de aviões com pássaros em 2008.

0 comentários: