terça-feira, junho 17, 2008

ADVOGADO E RADIALISTA ASSUME O CARGO

O advogado e radialista José Eduardo Araújo dos Santos (PR), 62 anos, assumiu a prefeitura ontem e prometeu um «choque de austeridade» na administração municipal. Alegando desconhecer a real situação da prefeitura, ele reconheceu que é crítico o momento por que passa a cidade em função das denúncias contra Alberto Bejani e sua renúncia, apresentada ontem, mas acha que conseguirá concluir o mandato preservando os serviços públicos e o pagamento em dia dos servidores.
A ordem, a partir de agora, é analisar contratos e projetos em andamento e evitar gastos desnecessários. «Acabaram as inaugurações com fogos e ônibus fretados para levar platéia de um lugar ao outro. Na minha gestão obra será entregue à comunidade, sem festa», prometeu.
A primeira substituição anunciada no primeiro escalação foi na secretaria de Governo, com a saída de Maria Luiza Moraes e a entrada do advogado Florival Xavier. Na secretaria de Saúde também haverá mudança, já que a titular, Maria Aparecida Soares, foi indiciada pela CPI que investigou as denúncias de enriquecimento ilícito do ex-prefeito.
O nome do novo secretário será indicado pelo secretário estadual de Saúde, Marcus Pestana. Também estarão fora do novo Governo a mulher de Bejani, Vanessa Loçasso, que era a titular da Política Social, e o secretário de Receita, Sidney Afonso. A exoneração de Vanessa foi a única assinada pelo novo prefeito ontem.
José Eduardo Araújo disse que fará todas as mudanças que julgar necessárias, mas admitiu que nem todos os assessores de Bejani serão dispensados. O secretário de Comunicação, Hyé Ribeiro, também será substituído. Segundo Araújo, a prefeitura não precisa de marqueteiros, apenas um assessor que possa «cuidar apenas da comunicação».
A logomarca usada na administração Bejani será abandonada e a marca da atual será apenas a bandeira e o brasão municipal.
Há quase dois anos, José Eduardo Araujo e Carlos Alberto Bejani estavam brigados politicamente. Por isso, ele não participava das reuniões semanais com o secretariado e ficou desinformado sobre o andamento da máquina administrativa, apesar de comparecer diariamente ao seu gabinete no sexto andar do prédio da prefeitura municipal. «O que eu sei, é o que todo mundo está falando. Que a situação da prefeitura não é boa», disse ele, que dispensou regalias exigidas por Bejani, como segurança 24 horas e vaga exclusiva no elevador da prefeitura. Todos os dias, quando o ex-prefeito chegava, um dos elevadores ficava à sua disposição, não podendo ser ocupado por mais ninguém.
Mesmo tendo passado o dia já despachando como prefeito, somente no final da tarde José Eduardo Araújo compareceu à Câmara para reunião extraordinária convocada pelo presidente da Casa, Vicente de Paula Oliveira (PTB), que oficializou a posse dele. (JL)

0 comentários: