segunda-feira, junho 16, 2008

LULA ENTRA NA CORRIDA CONTRA A INFLAÇÃO

No programa “Café com o Presidente” desta segunda-feira (16), Lula ressaltou que o crescimento de 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre significa que o país está crescendo em um ritmo “equilibrado” e “sustentável”.
Ao mesmo tempo, o presidente fez questão de ressaltar que esse crescimento deve acompanhar a demanda para não colocar a economia em risco. “Se a gente continuar consumindo mais do que produz, o resultado é que a gente tenha uma inflação”, destacou. Para Lula, para o Brasil atingir uma economia sólida, precisa crescer com “muita responsabilidade e sem nenhum sobressalto”. “Empresários estão confiantes na economia brasileira. Há novas fábricas sendo criadas, mais máquinas sendo instaladas, mais produção sendo gestada. E tudo isso tende a permitir um equilíbrio sustentável entre a nossa demanda e a nossa oferta”.
Educação
Sobre o resultado do Índice de desenvolvimento da educaçãp básica, o Ideb, Lula reconhece que falta muito para o Brasil atingir resultados comparáveis a países desenvolvidos. “Nós poderemos até estar felizes porque melhorou um pouco. Mas significa que nós temos que trabalhar muito, mas muito mesmo para que a gente possa melhorar a educação básica no nosso país”.
Os números divulgados na semana passada mostram que o Brasil superou todas as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação (MEC). Os alunos das séries finais do ensino fundamental, por exemplo, alcançaram um Ideb de 3,8 pontos em 2007 – índice superior ao proposto para 2009, que é de 3,7 pontos. A nota esperada para 2007 era de 3,5.

0 comentários: